segunda-feira, maio 25, 2009

Robert Capa - 55 anos da sua morte

© Foto de Robert Capa. Essa é a última fotografia feita por Robert Capa no dia 25 de Maio de 1954, pouco antes de pisar em uma mina terrestre que o levou a morte

Há exatos 55 anos atrás morria o lendário fotógrafo húngaro Robert Capa, vitima do seu próprio lema que dizia: “se a fotografia não é suficientemente boa, é porque não se está suficientemente perto”. Em 1954, a convite da revista Life, Robert Capa foi cobrir a guerra na Indochina (mais tarde denominada Vietnã), acompanhando às forças francesas que combatiam os guerrilheiros comunistas. No dia 25 de Maio, no sul do país, perto do vilarejo de Thai Binh, Robert Capa saltou do caminhão do exército francês e embrenhou-se na mata para retratar manobras dos soldados no delta do Rio Vermelho, quando pisou em uma mina terrestre que dilacerou suas pernas. Robert morreu no meio a uma poça de sangue com a Leica na mão. Algum tempo depois Henri Cartier-Bresson escreveu a seguinte frase: “Usava o deslumbrante traje de matador, mas nunca matou. O destino quis que a morte o levasse no auge da glória”. O fotógrafo foi enterrado no cemitério de Amawalk, em Nova York.


1 comentário:

Fabio disse...

Vale lembrar uma coisa: Capa não estava portando a Leica. Pouco antes dessa saída fotográfica, ele preferiu usar outro modelo.